LibreOffice: Personalizando o clique no hyperlink

Share

Quantas vezes você já tentou clicar em um link de página de internet no seu documento feito no LibreOffice e não abriu no browser? Creio que algumas vezes, não é mesmo? Já vi muitos usuários xingando e dizendo que o LibreOffice não possuia esse recurso de clicar no link e direcionar para um aplicativo externo. Na verdade o recurso existe, mas nem sempre o usuário lê o que está na tela, e por favor, não se ofendam por que escrevi isso, mas é o que de fato acontece. Ninguém nasce sabendo, certo? Então, vou explicar como o usuário pode desabilitar essa opção. Ela vem marcada como padrão, mas não é obrigatório usar desta forma, então é possível personalizar.

Vejamos, hoje, quando o usuário instala o LibreOffice, esbarra nessa questão. Acontece que existe uma opção de segurança marcada, que obriga o usuário a apertar a tecla <CTRL> + o clique do mouse para abrir o hyperlink. Vejamos o exemplo abaixo. Ao posicionar o cursor do mouse no link, será exibida uma caixa com informações. Se o usuário seguir as instruções, o hyperlink será aberto.

Captura de tela de 2013-01-14 13:59:41Pois bem, esse recurso foi implementado para facilitar o usuário na hora de selecionar o hyperlink com o mouse para copiar o endereço.  Vai me dizer que nunca aconteceu contigo de clicar para selecionar o endereço do hyperlink e um click sem querer ali, acabava abrindo o aplicativo externo ? Foi pensando nisso que os desenvolvedores do LibreOffice colocaram essa opção de segurança. Mas se você não gostar, tudo bem, podemos desativar, vejamos como.

Vá no menu FERRAMENTAS-OPÇÕES:

Captura de tela de 2013-01-14 14:13:46

Vá no item LIBREOFFICE-SEGURANÇA:

Captura de tela de 2013-01-14 14:18:02

Clique no botão SEGURANÇA:

Captura de tela de 2013-01-14 14:21:40

Desmarque a opção de segurança: Utilizar a tecla Ctrl junto com o clique para abrir os hyperlinks. Clique no OK nesta janela e na janela seguinte.

Pronto, a partir de agora se você clicar em um hyperlink, você será direcionado para o aplicativo externo.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.