LibreOffice Calc: Registro de alteração

Share

No dia a dia quando trabalhamos com planilhas eletrônicas e precisamos trocar esses arquivos entre diversos usuários, onde cada um faz alterações, nos perguntamos: quem alterou e onde alterou? Para tirar a dúvida, você acaba precisando comparar os arquivos para poder saber exatamente o que foi feito. No LibreOffice Calc existe o recurso de você controlar as alterações feitas pelo o usuário. Para isso, é preciso fazer alguns procedimentos.

A primeira coisa a se fazer é preparar a planilha e depois que ela estiver pronta, finalizada, acesse o menu EDITAR-ALTERAÇÕES, no sub-menu clique na opção REGISTRAR.

Pronto, nesse momento, você ativou o recurso. Agora, quando um outro usuário abrir o arquivo e fizer alterações, irá aparecer uma linha de grade vermelha ao redor da célula alterada. Se você encostar o mouse na célula com a linha de grade vermelha, verá as informações da alteração. Veja no exemplo:

Assim, quando a planilha retornar para você com essas informações, você poderá ter um detalhamento das alterações feitas nas células. Para que essa grade desapareça, será necessário que você aceite ou rejeite a alteração feita pelo usuário. Acesse o menu EDITAR-ALTERAÇÕES, no sub-menu clique na opção ACEITA OU REJEITAR.

Será exibida uma janela com o histórico de todas as modificações que foram feitas em sua planilha. Você tem a opção de aceitar todas as mudanças de uma vez só ou ir linha por linha aceitando ou rejeitando a alteração. É importante ressaltar que em alguns casos você verá um sinal (seta ou sinal de +) do lado esquerdo da linha, o que significa que em uma célula específica foi feita mais de uma alteração e cada alteração feita é registrada, clique no sinal e o histórico irá se expandir. Veja o exemplo:

Pronto, assim você pode otimizar bastante o seu tempo na hora de fechar o seu trabalho.