LibreOffice Base para programação em microinformática

Share

Na faculdade onde eu curso análise e desenvolvimento de sistemas foi inserido uma nova matéria na grade que é chamada de Programção para Microinformática. Nesta matéria é ensinado como desenvolver alguns códigos em VisualBasic for Applications dentro do excel e do access.

Claro que eu me manifestei, afinal prestei para análise e desenvolvimento de sistemas no intuito de aprender Analisar e Desenvolver sistemas, e não Analisar e Desenvolver sistemas para Microsoft Windows alguma coisa. Veja bem, não é que não goste de Windows ou da Microsoft, é que tenho minha preferência por softwares livres.

Em busca de tentar “rodar” o Microsoft Excel e Microsoft Access com o wine, me surgiu uma curiosidade de saber se os pacotes do OpenOffice tinham algo similar, alguma linguagem de desenvolvimento e para minha surpresa encontrei algo bem similiar que deve ser baseado em BASIC.

Para quem não sabe como acessar, é só abrir OpenOffice Base e digitar Alt+[F11] que abrirá uma janela com uma árvore do lado esquerdo, é abrir MyMacros>Standard>Module1, clique em main e depois em editar.

Digite o comando abaixo dentro da janela:

Sub Main
Msgbox “Hello, World!”
End Sub

Agora pressione F5 =}

Alguns comandos ainda não descobri como utilizar, por exemplo o InputBox, mais é uma boa alternativa para quem precisa desenvolver algo simples, rápido e de baixo custo.

As vezes pintam algum serviços pequenos onde não compensa desenvolver porque leva muito tempo e sai caro para o cliente. Essas linguagens são uma saída,pois é fácil criar o banco, os forms e não exige muitas linhas de código!

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.