Lazarus – Uma alternativa open-source para o Delphi

Share

É muito comum procurarmos alternativas de softwares proprietários, como o LibreOffice e Microsoft Office, GIMP e Photoshop, e outros aplicativos de código aberto.

O Lazarus é uma alternativa de Código Aberto ao Delphi®, com a grande vantagem de ser multi-plataforma. Trata-se de um Ambiente Integrado de Desenvolvimento que, através da linguagem Pascal, há décadas ultilizada no meio acadêmico, e do compilador FreePascal, cria programas de forma facilitada.


As grandes diferenças

Lazarus é um software completamente de código aberto, escrito independente de plataforma, que utiliza o compilador Free Pascal (FPC). O FPC funciona em mais de 15 plataformas. Dentre elas, podemos citar o Windows , o Linux, o FreeBSD e o Mac OS X, mas, nem todos os pacotes e bibliotecas estão portados.

De onde veio o nome?

Um dos primeiros projetos que tentaram construir um clone do Delphi era chamado Megido. Mas o projeto morreu. Lazarus é a conhecida figura bíblica que foi ressucitada por Cristo. O projeto foi chamado de Lazarus porque ele se originou da morte do Megido.

O Lazarus pode ser baixado em http://lazarusbrasil.org/download.php ou
Fedora
# yum install -y lazarus
Ubuntu
# apt-get install lazarus

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.