Laptop Mode: faça a bateria do seu Ubuntu durar mais tempo

Share

O universo Linux é uma coisa maravilhosa, porém algo que deixa seus usuários muito insatisfeitos é o gerenciamento de bateria nos sistemas Linux.

Depois do kernel 3.x a coisa tem ficado muito feia pra maioria dos Sistemas Operacionais GNU/Linux, e principalmente para o Ubuntu. Porém hoje vamos dar mais um passo na nossa saga de otimizações a fim de melhorarmos o consumo de bateria do nosso bom e velho Ubuntu.

Em nosso outro post nós comentamos sobre o TLP, uma ferramenta incrível que de forma automática consegue otimizar o consumo de bateria do seu Ubuntu. Hoje vamos apresentar o Laptop Mode: um script fantástico que funciona graficamente e que vai lhe auxiliar no consumo da sua bateria.

Instalação (Ubuntu, Linux Mint e ElementaryOS)

cd && wget -O .laptop-mode.sh http://goo.gl/LYsdh6

chmod +x .laptop-mode.sh && ./.laptop-mode.sh

 Após instalado será criado na sua barra de notificações um ícone da aplicação, onde você poderá escolher que tipo de performance quer usar no seu sistema, referente ao consumo da sua bateria.

laptop_mode

A aplicação é tão útil que você pode, inclusive, escolher a velocidade de funcionamento do seu CPU a fim de economizar ainda mais a sua bateria. Porém note que isto seria mais indicado se a sua bateria estivesse nas últimas e você precisasse, com muita urgência, efetuar uma tarefa simples como mandar um e-mail ou terminar um documento de texto.

Sistemas com duas GPUs

Caso você possua mais de uma GPU em seu sistema é recomendado que compile em seu kernel o módulo ACPI_CALL (saiba mais neste link).

No meu Lenovo ThinkPad T400 eu já tinha instalado o TLP e agora instalei o Laptop Mode. Ambos estão trabalhando “à todo vapor” e a minha bateria ganhou mais um fôlego de vida… :-)

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.