KDE Plasma 4.9.1 aprimora sistema de atalhos por gestos

Share

Desde a versão 3.2 o KDE, um dos ambientes de desktop mas utilizados no mundo Linux, possui suporte a atalhos por gestos do mouse que funcionam do mesmo modo que os atalhos de teclado, que abrem janelas e executam programas ou funções.

Na versão 4.9.1 do KDE este menu de atalhos personalizados por gestos ganhou uma implementação interessante, onde é possível configurar atalhos de mouse para uso global no sistema, deixando os atalhos de mouse com finalidade e utilidade idêntica aos atalhos de teclado. São inúmeras opções de configuração, onde o usuário pode pré-definir um gesto do mouse para abrir uma aba do navegador, fechar uma janela em segundo plano ou chamar uma aplicação.

Para chegar nestas configurações digite “configurações do sistema” no campo de busca do lançador e clique em “Atalhos e Gestos”:

Esta novidade é bastante interessante pois cada vez mais o KDE implementa novos níveis de avanço tecnológico e interação do usuário com o sistema. Mais informações sobre os Atalhos por Gestos de Mouse você encontra aqui, e informações sobre o KDE 4.9 você lê aqui.