KDE 4.11: novo lançamento e novas novidades, confira!

Share

Foi lançado há alguns dias o KDE 4.11, apresentando uma série de novidades.

Na área de trabalho (Plasma) temos mais elementos portados para QtQuick, novas funcionalidades para o monitor de bateria, kmix, e área de notificações, além da adoção por padrão do KScreen. O kwin recebeu mais efeitos, foi portado para tecnologias OpenGL mais modernas, e a partir desta versão trás suporte experimental ao Wayland.

Nas aplicações destacam-se melhorias e adições de novas funcionalidades no Kontact, KMail, Blogilo, Okular e outros, adição de plugins para desenvolvimento em python no Kate, suporte a WebP no Kolourpaint, suporte a Ogg Opus no Juk, e mais.

No plataforma KDE, melhorias e correções de bugs na kdelibs e grandes otimizações no Nepomuk, que agora indexa os arquivos numa velocidade 6 vezes mais rápida que em sua versão anterior, além de conseguir indexar aqruivos ODF e DOCX.

A partir desta versão, a área de trabalho entrará em freeze e só receberá correções de bugs e pequenas melhorias. Os desenvolvedores dessa parte do KDE estarão focados no chamado Plasma 2, que usará o KDE Frameworks 5. O desenvolvimento de novas funcionalidades se dará neste projeto.

Leia mais detalhes sobre o KDE 4.11 no link com as notas de lançamento em português – http://kde.org/announcements/4.11/index.php?site_locale=pt

Artigo enviado por Felipe Saraiva

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.