Instalando o Thunderbird 11 no Debian e no Ubuntu

Share

O Thunderbird é um cliente de e-mail muito bom e que, por muito tempo foi bastante utilizado, pois também estava presente por padrão nas versões anteriores do Ubuntu, e será inserido novamente na versão 12.04 LTS “Precise Pangolin” (lançamento aguardado para dia 26 de abril).

Muitos usuários preferem novidades e recursos que chegam com mais velocidade, e principalmente aplicativos lançados periodicamente em tempos mais curtos, o que os tornam mais atrativos. Como é o caso do Thunderbird. A seguir, vou mostrar em poucos e simples passos, como instalar e configurar o Thunderbird no Debian 7 “Wheezy” e no Ubuntu 11.10.

Para o Debian 7

Baixando e extraindo o Thunderbird

Primeiro, baixe a última versão do Thunderbird aqui. Após baixado, abra o terminal e vá até o diretório onde está o thunderbird-11.0.tar.bz2
ex:

cd /home/usuario/downloads/

Aperte a tecla Enter para entrar no diretório.
Então, execute o tar para descompactar o arquivo:

tar -jxvf thunderbird-11.0.tar.bz2

A pasta extraída estará no mesmo diretório com o nome “thunderbird”.

Criando um lançador (atalho)

Tecle o Super (logo do Windows), vá em Aplicativos e em seguida, “Menu Principal”.
Na tela que abre, selecione na lista à esquerda a opção “Internet” e clique, posteriormente, em “Novo item”. Abrirá, então, a caixa para criar o lançador.

Em “Nome” digite Thunderbird.
Em “Comando” clique em “Navegar…”.
Vá até a pasta que está com o nome “thunderbird”, em downloads e selecione o arquivo, também com o nome, “thunderbird” e clique em “Abrir”.
Para o ícone, clique sobre a figura e, na mesma pasta (thunderbird), navegue até /chrome/icons/default e selecione o ícone “default256.png”.
Clique em OK.

Seu lançador, então, será criado nos programas instalados, no menu Internet. Agora você poderá colocar o Thunderbird nos favoritos no Desktop.

Para o Ubuntu

No Ubuntu 11.10, usaremos o repositório PPA da Mozilla para realizar a instalação:

sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/thunderbird-stable

sudo apt-get update

sudo apt-get install thunderbird

Bom pessoal, espero que tenham gostado! Comentem!

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.