Instalando o MariaDB 5.5 no Fedora 19/18 CentOS/Red Hat 6.3/5.9

Share

No lançamento do Fedora 19 foi trocado o banco de dados MySQL pelo MariaDB. Desde que o Mysql foi vendido para a Oracle alguns dos principais desenvolvedores do MySQL fundaram o MariaDB, que é mantido com a ajuda da grande comunidade de desenvolvedores de software livre e software de código aberto. A MariaDB Foundation mantém um fork gratuito do Mysql, chamado MariaDB. O novo SGDB tem total compatibilidade com o antigo e outras coisas a mais.

Conhecendo um pouco o MariaDB

Algo interessante no MariaDB é que além dos formatos padrões suportados pelo Mysql (InnoDB, MyISAM, CSV, etc.), o MariaDB ainda oferece outros 8 novos formatos de tabela. Alguns são específicos para certos tipos de atividades, como é o caso do OpenQuery. Nesse formato as tabelas são guardadas como hierarquias ao invés de relacionamentos.

Primeiramente…

Vamos logar com usuário root:

$ su –

ou se preferir…

$ sudo -i 

Instalando repositórios 

Fedora 18

# wget -O /etc/yum.repos.d/MariaDB.repo http://mariadb.if-not-true-then-false.com/fedora/$(rpm -E %fedora)/$(uname -i)/5

 CentOS 6/5 MariaDB 5.5 

# wget -O /etc/yum.repos.d/MariaDB.repo http://mariadb.if-not-true-then-false.com/centos/$(rpm -E %centos)/$(uname -i)/5

Red Hat (RHEL)

# wget -O /etc/yum.repos.d/MariaDB.repo http://mariadb.if-not-true-then-false.com/rhel/$(rpm -E %rhel)/$(uname -i)/5

Instalando o MariaDB

Fedora 19

# yum install mariadb mariadb-server

Fedora 18/17, CentOS 6.4/5.9 and Red Hat (RHEL) 6.4/5.9

# yum install MariaDB MariaDB-server

 

 

 

 

 

 

 

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.