Instalando o Lightworks no Ubuntu 13.04: o melhor editor profissional de vídeo

Share

Quando falamos que o mercado de TI está voltando seus olhos para os usuários Linux ainda tem gente que não acredita e torce o nariz, dizendo: será? Independente do que você pense sobre isso, hoje vamos te dar mais uma prova conceitual de que isso é fato. O Lightworks, o melhor editor profissional de vídeos do mercado, e que é amplamente usado nas produções “hollywoodianas”, está finalmente disponível para Linux.

Desde o ano passado os desenvolvedores do projeto haviam comentado desta liberação para Sistemas Linux, porém desde então nada mais foi veiculado. O anúncio oficial foi feito na página do projeto onde os usuário, após um cadastro, podem baixar os pacotes para Ubuntu e seus derivados. A aplicação para Linux ainda é Beta e, é óbvio, não tem todas as funcionalidade do Lightworks PRO, que requer licença de uso.

Hoje cedo o blog webup8.org divulgou uma matéria falando sobre o anúncio e comentou que já existem também pacotes não oficiais para Fedora.

Para instalar o Lightworks no Ubuntu 13.04, 12.10 e 12.04, você deve acessar o link abaixo e realizar um cadastro para receber o link de download e a licença de uso doméstico (que é totalmente grátis).

[button color=”red” link=”http://www.lwks.com/betas-linux”]Baixar o Lightworks para Linux (.deb)[/button]

Após o download, basta clicar com o botão direito no pacote baixado e selecionar “Abrir com a Central de Programas do Ubuntu”.