Instalando o Cinnamon 1.6 no Ubuntu

Share

Eu particularmente adoro o Unity, bem como o Ubuntu, é claro. Porém é bem verdade que em certos hadrwares, principalmente os mais antigos ou menos “poderosos”, o Ubuntu, e por que não falar o Unity, apresenta certos problemas como lentidão e superaquecimento da CPU.

Este fim de semana, em conversa com nosso leitor Renan Mazzarolo, ele disse estar passando justamente por este problema e eu o indiquei usar o Cinnamon no Ubuntu. Você pode se perguntar: mas por que o Cinnamon e não o Gnome Shell? Bom, isso eu também já deixei claro aqui no Seja Livre. Apesar das maravilhas e da beleza do Gnome Shell, não curti muito esta nova “cara” do Gnome e como já utilizo o Cinnamon (no Linux Mint) em um netbook Philco que tenho, já pude perceber a leveza, objetividade e beleza minimalista que o Cinnamon apresenta.

Instalação

A nova versão do Cinnamon, a 1.6, foi liberada recentemente pela equipe de desenvolvimento do Linux Mint e traz inúmeras novidades e melhorias como um novo quick list, integração total com o Nemo (o fork do Nautilus que está fazendo sucesso por ai) e novos applets de notificação na área de trabalho.

Para instalar no Ubuntu (12.04 e 12.10) nós iremos utilizar o PPA abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon

Após a instalação, encerre sua sessão e, ao logar novamente, escolha a opção “Cinnamon” no menu de login.

E se você utiliza outra distribuição, acesse este link para saber como instalar o Cinnamon na sua distro Linux!

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.