Instalando o Android-x86 em Dual Boot com a sua distro Linux

Share

O Android é uma plataforma que está ganhando muito espaço nos últimos meses. Há quem diga que num futuro próximo, o Sistema Operacional do “Robozinho Verde”, que possui em seu código fonte o kernel Linux, irá dominar os desktops também.

Para seguir este tutorial, primeiramente você deverá ter uma máquina com o Ubuntu instalado (ou qualquer outra distro que utilize o Grub 2) e deve baixar o Android-x86 neste link. O Android-x86 utiliza o Grub 1.x e, na teoria, não teríamos como instalar em Dual Boot com outro SO que utilize o Grub 2. Por isso, o primeiro passo durante a instalação do Android-x86 é NÃO instalar o Grub. Na tela abaixo clique em “Skip”.

 

Uma vez instalado corretamente o Androidx86 e evitando cuidadosamente a instalação do Grub (esse é o ponto mais importante deste tutorial!), não teremos problemas para entrar em nosso Ubuntu (ou qualquer outra distribuição), mas não poderemos entrar no AndroidX86 antes de editar o arquivo 40_custom. Abra um  terminal e digite:

gksu gedit /etc/grub.d/40_custom

Adicione o conteúdo abaixo como as últimas linhas do arquivo, sem alterar nada antes:

menuentry “Android-x86” { set root='(hd0,0)’ linux /android-4.0-RC1/kernel quiet root=/dev/ram0 androidboot.hardware=eeepc acpi_sleep=s3_bios,s3_mode SRC=/android-4.0-RC1 SDCARD=/data/sdcard.img initrd /android-4.0-RC1/initrd.img}

desta maneira:

 

Agora, iremos definir no arquivo em qual partição está instalado o Android-x86, na entrada set root='(hd0,0)’. Mas antes vamos entender como funciona esta nomenclatura:

hd0 é a representação do seu disco rígido no Grub. No Linux, o hd0 seria o sda1, por exemplo, assim como o hd1 seria o sdb1. O zero após a vírgula identifica o número da partição, por exemplo: se eu tenho instalado no sda2 o meu Androix86, devo escrever (hd0, 2), assim como se fosse no sdb5, deveria escrever (hd1, 5), e assim por diante. É complicadinho né? Mas fique calmo. Para verificar a correta nomenclatura da sua partição, execute o comando abaixo no terminal:

sudo fdisk -l

Assim você evita erros :)

Em segundo lugar, vamos modificar a entrada


/android-4.0-RC1/

Se você não estiver usando o primeiro release candidate do Ice Cream Sandwich (4.0), basta alterar a entrada com o nome da versão utilizada ( / android-3.2-RC2 / por exemplo).

Finalmente, modifique a entrada:


hardware=eeepc

Se você estiver usando a ISO asus_laptop. iso por exemplo, essa entrada ficaria assim (verifique o link que você baixou o Android-x86. Lá especifica qual ISO):

hardware=asus_laptop

Estamos quase lá. Agora vamos mudar o nome que aparecerá no Grub ao carregarmos o Android-x86. Isso é a seu critério, se não quiser mudar também, não tem problema. Para mudar, substitua o nome Android-x86 da linha abaixo pelo que lhe agradar:


menuentry “Android-x86”

Após isso tudo (Ufa!), salve e feche o arquivo. O próximo passo é torná-lo executável e atualizar o nosso Grub. Para isso, digite o comando abaixo:


sudo chmod +x /etc/grub.d/40_custom && sudo update-grub

Pronto! Sua máquina agora está em Dual Boot com o Android-x86. Para carregá-lo, durante o boot do sistema, fique pressionando a tecla SHIFT para aparecer o menu do Grub, caso contrário sua distribuição Linux irá subir normalmente.