Instalando Lubuntu Linux no Android Mini PC

Share

Neste tutorial, vamos instalar no Android Mini PC, uma distribuição Linux baseada no Lubuntu (Ubuntu + a interface gráfica LXDE). a instalação será feita em um cartão SD, mantendo com isto o sistema operacional Android original na memória interna do aparelho. Ela foi desenvolvida por um usuário do fórum miniand e tem versões para monitores com os modos de vídeo 720p e 1080p.

Materiais Utilizados 

1 x Android Mini PC

1 x Cartão SD (de boa qualidade)

1 x Monitor com entrada HDMI

1 x Teclado

1 x Mouse

Download

Baixe uma das duas imagens do Lubuntu 12.04 v4 correspondente a resolução de seus monitor. Ambas são compatíveis com o nosso Android Mini PC.

Instalação

Tenha certeza de fazer o backup dos arquivos do cartão SD antes de começar o procedimento e siga o passo a passo de acordo com seu sistema operacional.

  • Windows
  1. Descompacte a imagem que vai utilizar utilize o gratuito 7-zip para isto.
  2. Coloque o cartão SD no computador e com o software Win32 Disk Imager selecione a unidade de disco que o cartão foi identificado e o arquivo da imagem descompactada e clique em Write.
  3. Após a transferência coloque o cartão, mouse e teclado no Android mini PC e tudo estará pronto para usar.
  • MAC e Linux
  1. Descompacte a imagem com o “p7zip” usando o comando:

    p7zip -d lubuntu-desktop-12.04-4-720p-1GB-miniand.com.img.7z

  • Coloque o cartão SD e localize ele com o comando “fdisk”

    sudo fdisk -l

  • Ele vai estar listado como algo assim: /dev/sdd
  • Agora utilize o “dd” para copiar a imagem para o cartão:

    dd if=lubuntu-desktop-12.04-4-720p-1GB-miniand.com.img of=/dev/sdd

  • Verifique se a transferência acabou com: sudo sync
  • Pronto, coloque o cartão Android Mini PC e o linux será inicializado!!!

Utilizando o Lubuntu

Ao iniciar o sistema, uma tela semelhante com a imagem acima será apresentada. Uma senha é solicitada e tem o mesmo da máquina que é: miniand

O Lubuntu conta com vários aplicativos pré-instalados e você pode baixar outros pelo gerenciador de pacotes incluso na distro. A placa de rede sem fio e o dispositivo de áudio já vem instalados e prontos para usar.

Outras Dicas

  • Caso o sistema fique reiniciando pode ser que seu cartão SD é de baixa qualidade e não atenda os requisitos de velocidade que o sistema necessita. Neste caso, compre um cartão SD de qualidade.
  • Se a tela não ficar cheia em seu monitor, verifique a tecla de zoom de seu monitor e ajuste para que fique com uma boa visualização.

Não quero mais o Lubuntu, e agora?

Desligue o aparelho e remova o cartão SD, com isto, o sistema Android original vai ser inicializado. A instalação é como um live CD e só funciona quando você esta com o cartão conectado.

Conclusão

É simples o processo de instalação dos arquivos no cartão SD e agora você tem mais uma opção de sistema operacional para o Android Mini PC. Boa diversão para quem vai utilizar o novo sistema e até o próximo tutorial.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.