Homerun: o “Unity” para KDE

Share

Após o lançamento do Unity no Ubuntu 11.04, as outras equipes de desenvolvimento de Ambientes de Desktop para Sistemas Linux correram para implementar em seus ambientes soluções semelhantes. Digo implementar porque o Projeto Gnome foi o precursor em imaginar uma busca global no sistema, porém este projeto só tomou forma e estabilidade com o menu” Atividades” do Gnome Shell, após o lançamento do Unity.

Deixando de lado as briguinhas e intrigas sobre “roubo de ideias” (que eu sei que surgiram na sua cabeça agora), vamos comentar sobre uma aplicação para o KDE que promete revolucionar mais uma vez maneira como buscamos coisas em nossos desktops: o Homerun.

Ele é uma ferramenta muito semelhante ao Dash do Unity (aquela barra de pesquisas), porém traz uma gama maior de possibilidades interessantes como personalização e customização por parte do usuário e aninhamento mais amplo e claro das aplicações.

homerun-1

O Homerun é na verdade um “remake” do Plasma Netbook (assim como o Unity também nasceu do Ubuntu Netbook Edition) e roda em QML, assim como o Unity também.

Instalação

Infelizmente o Homerun ainda não vem nativo no KDE e os pacotes de instalação estão em “tarball”, ou seja, para instalá-los você terá que compilá-los. Mas fique tranquilo, vamos explicar passo-a-passo abaixo.

Note que, por se tratar de compilação, o procedimento é igual para qualquer distribuição Linux. Vamos lá:

O Homerun depende do kdelibs e kde-runtime 4.10, que são facilmente encontrados nos repositórios das principais distribuições.

wget http://download.kde.org/unstable/homerun/src/homerun-0.2.2.tar.bz2

sudo mv homerun* /opt

cd /opt

sudo mkdir build

cd build

cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=`kde4-config –prefix` ..

sudo make

sudo make install

E pronto, seu Homerun deverá estar rodando perfeitamente.

 

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.