Hoje é o lançamento mundial do IPv6

Share

Quando a internet foi projetada em 1973 e depois lançada em 1983, seus visionários desenvolvedores e projetistas achavam que 4.3 bilhões de endereços IP (IPV4) eram o suficiente para comportar todos os possíveis computadores que acessariam a internet ao redor do mundo… porém eles estavam errados.

Em 1996, na ideia de que “um dia fosse preciso”, eles criaram o protocolo IPv6, que comporta 3.4×10³⁸, ou 340 trilhões de trilhões de trilhões de endereços. E esse dia chegou!

Com o advento dos smartphoes e tablets (ou quaisquer outros dispositivos móveis conectados a rede mundial de computadores), a necessidade da migração do protocolo IPv4 para o protocolo IPv6 tornou-se casa vez mais urgente. A ISOC (Internet Society), associação sem fins lucrativos criada em 1992 com o objetivo promover liderança no desenvolvimento dos padrões de Internet, bem como fomentar iniciativas educacionais e políticas públicas ligadas à rede mundial de computadores, juntamente com grandes empresas, como o Google, o Facebook, o Yahoo e o Bing, e governos mundiais, agendou a data da hoje, 06/06/2012, como o dia de lançamento mundial do IPv6.

Para entender melhor as mudanças e o que é o IPv6, a ISOC preparou uma cartilha, que você pode baixá-la em PDF neste link. Legal, mas o que vai mudar na minha vida?

Bom, primeiramente se a internet não fosse migrada para IPv6, chegaria um momento que não mais seria possível “adicionar usuários” a esta rede, ou seja, você não poderia mais se conectar a internet, tendo em vista que os endereços possíveis já “estariam ocupados”. Você não irá precisar se preparar para esta migração. Seu Sistema Operacional (Linux, Windows, Mac, Android e etc) já estão totalmente preparados para este dia, os desenvolvedores já fizeram tudo pra deixá-lo pronto pra você.

O Linux já está pronto para receber conexões em IPv6

Porém, se quiser saber mais sobre o IPv6, vamos deixar alguns links interessantes pra você dar uma lida e ficar mais por dentro:

– Curso online sobre IPv6, totalmente grátis, preparado pelo NIC.br – http://curso.ipv6.br/elearning/

– Página de apresentação do IPv6 pelo Google – http://google.com/ipv6

– Artigo sobre IPv6 aqui do Seja Livre – https://sejalivre.org/as-bases-do-ipv6-uma-abordagem-resumida-eficiente-parte-1a/

– Site da Semana IPv6 do ISOC – http://ipv6.br/semana

Abaixo segue um vídeo liberado pelo Google exclusivamente para a data:

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.