Habilitando o comportamento do lançador do Ubuntu 11.10 no Ubuntu 12.04

Share

Como em toda nova versão, nem sempre as novidades agradam a todos, e uma das coisas que não gostei no Ubuntu 12.04 foi o comportamento do lançador do Unity.

Por padrão, o lançador fica fixo todo o tempo na lateral esquerda da tela, e a única opção de customização disso é ele desaparecer e só voltar ao aproximar o ponteiro do mouse do local onde estaria. E é isso em todas as situações, inclusive na Área de Trabalho. Sinceramente eu preferia o comportamento do lançador do Unity no Ubuntu 11.10: ficava fixo na Área de Trabalho e se escondia ao maximizar uma janela.

Mas por que tiraram isso do 12.04? Segundo a Canonical, o motivo foi “facilitar” a vida dos novos usuários… (facilitar e perder espaço na tela né?!). Legal a iniciativa, porém não curti o “8 ou 80” de ficar fixa sempre ou sumir completamente…

Fui pesquisar na web se alguém mais estava passando por isso, e pra minha surpresa e alegria eu não estava sozinho! Essa lista no LaunchPad tem mais de 100 pessoas que reclamaram disso ainda no desenvolvimento do 12.04, e esta página do Ubuntuforums mostra o desenvolvimento de um script que mudaria o comportamento do lançador do 12.04 para deixá-lo idêntico ao 11.10.

E graças a um leitor (que também é desenvolvedor) do WebUpd8, temos um pacote .deb feito a partir deste script que resolve o nosso problema. Baixe o pacote neste link e, após baixar, clique com o botão direito do mouse, e clique em “Abrir com a Central de Programas”. Instale-o e reinicie sua seção (deslogue e logue novamente).

Pronto! E se tiver algum problema com esse pacote ou quiser voltar ao que era antes, é simples. Abra um terminal e digite:

sudo apt-get remove unity-dodge-maximized-windows