Guia de Comandos GNU/Linux: o que faltava pra você dominar a “Tela Preta”

Share

Olá pessoal!

É muito legal usarmos nossas distribuições Linux, concorda? É muito bacana estar numa roda de amigos (que não usam Linux) e poder apresentar pra eles as facilidades e maravilhas do nosso mundo, assim como é muito mais legal estar numa roda de “Linuxers” e poder compartilhar conhecimento e experiências.

Se você é um usuário novo, ou mesmo um usuário experiente, deve ter em mente que, apesar das facilidades que temos através dos ambientes gráficos a verdadeira flexibilidade e a gama de opções de uso do nosso Sistema Operacional estão “mais em baixo”; na nossa boa e velha “Tela Preta” (conheça aqui os nomes dados a tela preta e o que eles representam em sistemas linux).

Sim, eu sei, muita gente tem medo ou no mínimo horror ao terminal. Porém para administramos bem nosso sistema precisamos conhecer os principais comandos de terminal Linux. Isso não é pra você se achar “o cara” do terminal, mas também é pra te ajudar a se safar bem na hora dos sufocos.

Pra isso, nós preparamos um Guia de Comandos GNU/Linux (tomando como base este artigo), afim de servir de guia de consulta rápida nos diversos cenários que você poderá encontrar.

[button color=”black” link=”https://docs.google.com/document/d/15Rl5lxWzCdOOszpgiW23q79nbP0J6ME32y2Ne3iddOQ/”]Baixar o Guia de Comandos GNU/Linux[/button]

Aproveite e leia os artigos abaixo, que vão lhe dar uma base bem ampla de conhecimentos do nosso sistema. Aproveite!

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.