Google quer espalhar “balões com internet” ao redor do mundo

Share

Segundo as últimas estatísticas de acesso a internet no mundo, apenas 34% da população mundial tem acesso a Rede Mundial de Computadores. Ou seja, dois terços da população do planeta não tem acesso nenhum a internet, seja por questões financeiras ou por morarem em áreas rurais e/ou inóspitas.

Pensando nisso o Google está desenvolvendo o Projeto Loon for All, que tem a finalidade de levar a internet a todas as pessoas na face da terra. Mas como o Google pensa em fazer isso? Espalhando balões “hotspots” ao redor do mundo…

O Projeto Loon será uma rede de balões que viajarão na borda do espaço, projetada para conectar as pessoas em áreas rurais e remotas, ajudar a preencher lacunas de cobertura da web e reincluir à internet áreas após desastres. Com o Loon as pessoas se conectam à rede usando uma antena de Internet especial instalada na sua residencia. O sinal salta de balão em balão, em seguida, para um backbone global da Internet em terra.

O primeiro teste será realizado nas cidades de Christchurch e Canterbury da Nova Zelândia e você pode acompanhar o desenvolvimento deste projeto ambicioso nesta página do Google+.

O Projeto Loon está sendo desenvolvido desde 2001 no Google X Project (a famosa área 51 do Google), o mesmo local onde foi desenvolvido o Google Glass, e  promete revolucionar a internet mundial.

Saiba mais informações no site oficial do projeto aqui: www.google.com/loon/

Fonte