Google investe em Apps offline para Desktops

Share

O Google, ao contrário do que muitos pensavam, está engajado em portar seus aplicativos e serviços para o “mundo offline”. Seus desenvolvedores estão criando um pacote de aplicações para o Google Chrome/Chromium, com as principais aplicações da empresa portadas para experiências locais e offline.

Este pack de Apps irá oferecer ao usuários as mesmas expectativas que as aplicações online, e assim como as aplicações web, este pack está sendo escrito em HTML5, JavaScript e CSS.

A intenção dos desenvolvedores é que as páginas das aplicações locais carreguem muito mais rápido, pois serão menos dependentes da rede. Estas aplicações podem abrir e fechar rapidamente, melhorando o desempenho do sistema, além do que os usuários ainda poderão desinstalar completamente as aplicações que desejar.

Um suporte experimental já foi liberado no Chrome Dev Channel e em poucos ciclos de lançamento, será liberado ao mundo como estável. Se você quiser experimentar esses aplicativos, baixe Chromium Dev Build aqui e os aplicativos de exemplo aqui (lembre-se que estão em fase de desenvolvimento e podem não funcionar corretamente, assim como comigo não funcionou…rs).

Assim que estiverem estáveis, os Apps offline para desktops serão distribuídos via Chrome Web Store.