Gerencie os programas e aplicações que iniciam no seu Ubuntu

Share

É extremamente comum instalarmos nosso Sistema Operacional, “lotarmos” ele de programas, ferramentas e aplicações e, após um tempo, repararmos que ele ficou um tanto quanto “lento” e demorado pra carregar.

Isso ocorre por que muitas aplicações são configuradas pra iniciar com seu Sistema, sem contar que uma instalação nova de qualquer Sistema Operacional (seja ele Linux ou não) carrega diversas coisas durante a inicialização que geralmente não usamos.

No caso do Ubuntu, existe uma ferramenta bem interessante que lhe dá a condição de gerenciar as aplicações e serviços que iniciam junto do seu Sistema. Essa ferramenta se chama “Bootup Manager” e pode ser instalada facilmente, porém antes de instalar, sugiro que leia este artigo na Wikipédia para entender os níveis de inicialização de um Sistema Linux, e claro, nunca retire nada da sua inicialização se você não sabe “para que serve”!

Abra um terminal e execute os comando abaixo:

sudo apt-get update

sudo apt-get install bum

Após a instalação, procure por “boot” no dash do seu Unity e abra o Bootup Manager

Abaixo está a janela do Bootup Manager. Seu funcionamento é simples: desmarque o que quer retirar da inicialização e clique em “Aplicar”.