Gerenciando tarefas no Ubuntu sem usar o Terminal

Share

Em sistemas GNU/Linux (assim como em sistemas Unix) o gerenciamento de tarefas é feito basicamente através de comandos para visualizar os processos (como o top, htop e ps) e comandos para “matar” os processos (como o kill e o killall), os quais além de parar os processos podem mudar a prioridade dos mesmos ou apenas pausá-los.

Mas o que são processos? De forma grosseira, eles são as tarefas que o seu(s) CPU(s) tem para fazer. Logo o sistema operacional organiza estas “tarefas” em filas de prioridades para que o CPU não se ocupe muito realizando uma e “esqueça” de outras.

Saiba mais sobre os processos aqui: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gerenciando-Processos-com-o-Shell/

Gerenciador de Tarefas

No Ubuntu nós temos um simples app que nos ajuda a visualizar e gerenciar os processos do nosso sistema. E como não poderia ser diferente, o nome dele é Gerenciador de Tarefas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sua tela exibe a lista de processos do seu sistema e a carga de CPU e memória RAM que está sendo utilizada, bem como o recurso que cada processo está consumindo.

Clique com o botão direito em um processo qualquer e escolha o que quer fazer com ele: se você parar ou continuar, terminar ou matar (matar para o processo de forma bruta e terminar envia um comando para que ele saia da fila), ou ainda alterar a prioridade do mesmo.

Instalação

Esta é a parte mais simples. Clique neste link para abrir a página do Gerenciador de Tarefas na Central de Programas do Ubuntu e clique em Instalar.

Ou se preferir, abra seu terminal e execute:

sudo apt-get install lxtask