Gerando Código QR via linha de comando no Ubuntu

Share

Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular moderno. Esse código vai ser convertido em uma pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica.

Mas não pára por aí – um Código QR também pode conter um número de telefone, uma mensagem SMS ou simplesmente um texto alfanumérico.

As especificações técnicas para um código QR estão estabelecidos na ISO 18004, então eles são os mesmos em todo o mundo, e as únicas variações significativas de um código QR para outro (além dos dados que ele contém) é o número de módulos necessário para armazenar os dados.

Para tornar as coisas um pouco mais robustas, o código QR também contém seus dados próprio de correção de erro, calibração, orientação interna e auto-alinhamento dos marcadores. Desta forma, não importa se o código QR está de cabeça para baixo ou acondicionado em torno de uma superfície curva, a mensagem ainda irá ser passada.

Você pode facilmente gerar um Código QR no Ubuntu, para isso você precisa instalar o pacote “qrencode”. No Ubuntu, você pode instalar o qrencode usando este comando:

apt-get install qrencode

Abra o terminal e digite o seguinte comando. Ele irá gerar o Código QR dentro do diretório que você está.

qrencode -l L -v 1 -o sejalivre.png “https://sejalivre.org”

 

Mais informações em:

 

http://pt.wikipedia.org

http://reviewhubs.com

 

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.