Fundação Mandriva muda de nome

Share

A Fundação Mandriva, que é responsável pelo Mandriva Linux, recebeu um novo nome: OpenMandriva ,que foi escolhido com base em uma pesquisa de opinião entre os usuários do Mandriva Linux e pela Mandriva SA, a empresa de software por trás do Mandriva Linux.

A Mandriva SA e a Comunidade Mandriva ainda tem outros planos: o nome da sua distribuição Linux também sofrerá alterações, apesar de ainda não ter sido decidido. Nesta página você encontra os resultados parciais da pesquisa, que revelou nomes como Mandala Linux, Moondrake e Drake Linux.

Outra mudança de curso foi a decisão de que o Mandriva Linux (ou o nome que ainda será decidido) irá se concentrar no Desktop, enquanto o seu fork, o Mageia, será focado em servidores. Esta decisão foi tomada para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Mandriva e apresentar melhores qualidades no software em si. (leia o fim deste post)

Um detalhe interessante que reparei no novo nome da Fundação Mandriva foi a correlação com o openSUSE, que tem seu paralelo comercial, o SUSE. Seria esta uma tentativa da Mandriva SA desenvolver uma solução corporativa como o SUSE? Seria o Mageia esta solução, tendo em vista o novo foco que recebeu?

O Mandriva Linux é uma das mais antigas da distros GNU / Linux, e continua “vivinha da silva”!

Mandriva Linux com Rosa Launcher (KDE)

Fonte

Atualização

O João Patrício, responsável pela comunicação da Comunidade Mandriva, entrou em contato conosco para esclarecer sobre a informação de que o Mageia se tornaria a “versão server” e o Mandriva a “versão desktop”, como comentado aqui: http://www.linuxuser.co.uk/news/mandriva-for-desktop-mageia-for-servers

Segue abaixo o e-mail que ele nos enviou:

Eu e o JC Vanier somos os responsáveis de comunicação da nova Fundação Mandriva neste período de transição e implementação e gostaria de responder a algumas questões por si levantadas e esclarecer alguns mal-entendidos.

1.º a Mageia nada tem a ver com a Mandriva SA ou OpenMandriva
2.º a Mandriva SA duou o código da sua distribuição à comunidade que está com a ajuda da Mandriva SA e da ROSA Labs a formar uma Fundação que se chamará OpenMandriva Foundation.
3.º A Mandriva SA (Mandriva+Conectiva) continuará a desenvolver seus produtos. Para tal usará o Mageia (por motivos técnicos e de maturidade) como base para os seus produtos de servidores e a distribuição produzida pela OpenMandriva para seus produtos de Desktop. Isto não significa que a Mageia passará a centrar-se em produtos de servidor apenas que a Mandriva SA utilizará Mageia para os seus produtos de servidor.
4.º A OpenMandriva foundation ainda não encontrou nome para a sua distribuição linux, de qualquer modo as equipas estão a desenvolver a nova versão que se encontra em Fase Alpha (http://blog.mandrivalinux.org/2012/09/release-the-alpha-dog/)
5.º Sim, existe algum paralelismo entre Opensuse e suse e Openmandriva e mandriva (fedora – redhat também), ambos os produtos comerciais terão nos produtos desenvolvidos pela comunidade um base de trabalho.
6.º Neste momento estão a ultimar-se as questão legais da fundação e em breve estarão disponíveis novos blogs, foruns e websites.

Espero ter esclarecido algumas questões e incertezas. Qualquer assunto sobre a OpenMandriva pode contactar-me ou ao JC Vanier.

Cumprimentos.

João Azevedo Patrício