Fedora Spins: as maravilhas de um Fedora super completo!

Share

Já pensou em ter uma versão do Fedora, pronta com vários aplicativos para design, jogos, robótica e etc?

O que é uma Spin? As Spins do Fedora são versões alternativas do Fedora, adaptados para vários tipos de usuários através de aplicativos escolhidos e outras customizações.

Por exemplo, o spin Fedora Games visa abastecer jogadores com o último conjunto de jogos livres e de código aberto, acabados de sair. O Fedora Electronic Lab consiste em um conjunto de ferramentas e aplicativos livres e de código aberto escolhidos à mão para design de hardware sofisticado e simulação.

As Spins foram disponibilizadas primeiro com o lançamento do Fedora 7 em Maio de 2007. O processo de criação de Spins, assim como a manutenção de Spins, é gerenciada pelo Fedora Spins SIG.

Por que usar uma Spin?

Existem algumas razões para os usuários Fedora utilizarem spins:

    • Utilizar uma seleção pré instalada de softwares para focar em uma tarefa em particular imediatamente

Algumas spins do Fedora são personalizadas para atenderem um objetivo específico. O Spin Games do Fedora e o Spin Eletronic Lab são bons exemplos. Existem muitos pacotes disponíveis no Fedora, e ter que procurar e instalar todos os programas necessários para determinada tarefa consumiria um certo tempo. Os criadores desses tipos de Spins fazem todo o trabalho pesado para você, de forma que ao rodar um desses spins, todo o software necessário para uma determinada atividade já estará instalado.

    • Utilizar um ambiente gráfico pré instalado

O ambiente gráfico padrão do Fedora é o Gnome, mas se você prefere um ambiente gráfico alternativo como a Área de Trabalho Plasma KDE ou Xfce, você pode baixar a spin para seu ambiente gráfico preferido e utilizá-la para instalar o Fedora, pré configurado para o ambiente gráfico de sua chance.

    • Reparação e Recuperação

Já que as Spins não precisam de acesso ao disco rígido para rodar, você pode utilizá-las se você experimentar falhas no disco rígido ou no sistema operacional e desejar tentar recuperar arquivos em seu disco. Você pode utilizar a Spin para utilizar seu computador enquanto espera seu novo disco rígido chegar pelo correio!

    • Tentar alguma coisa nova ou demonstrar algo, sem risco

Muitas pessoas baixam e rodam as Spins em Live CD para poderem testar novos programas sem precisar reinstalar completamente seus sistemas. Por exemplo, se você deseja testar um novo ambiente gráfico, você pode rodar a live media da Spin apropriada e ver se vcoê gosta dele sem arriscar as configurações do seu computador. Você pode também rodar as Spins no computador do seu amigo para mostrá-lo como o Fedora é legal sem precisar fazer uma instalação completa ou perder os arquivos dele! (E depois, quando você convencê-lo a fazer uma instalação completa, ele pode utilizar a media do Spin para instalá-lo direto no disco rígido. :) )

Você pode fazer download de algumas spins clicando aqui.

Mais informações sobre criação de Spins está disponível na Wiki do Fedora.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.