Fedora 21 é lançado com versão exclusiva para Cloud

Share

Depois de um ano após o lançamento do Fedora 20 Heisenbug, a equipa responsável pelo projecto lançou no final do dia de ontem o Fedora 21. Como parte da iniciativa Fedora.next, esta versão está disponível em três variantes: Cloud, Server, e Workstation.

Versão Workstation

Esta é a versão direccionada para desktops/portáteis. Incluiu várias ferramentas de desenvolvimento  e a partir de agora passa a ser mais fácil gerir e instalar software. O Terminal sofreu também algumas melhorias.

Esta versão vem com o kernel Linux 3.17, systemd 216, Mesa 10.3.3, Xorg Server 1.16.1 e com o GNOME 3.14. Como browser vem com o Firefox 33 e ao nível de suite de produtividade traz o LibreOffice 4.3.4.1. Está também disponível o Empathy 3.12.7, Rhythmbox 3.1.1, Transmission 2.84, Shotwell 0.20.2 e claro as GNOME apps (Nautilus, Gedit, etc).

Há também algumas novas aplicações  como é o caso do GNOME Weather, Boxes e Bijiben.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Versão Cloud

Esta é uma versão mais minimalista  que pode ser utilizada em ambientes virtualizados.

Versão Server

A versão Server é destinada a servidores (Web, Bases de dados, etc).

O Pplware irá nos próximos dias testar esta distribuição e trazer até aos nossos leitores um guia de instalação e apresentação mais detalhada das novidades.

Faça o download do Fedora 21 aqui: https://getfedora.org/

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.