Faça sem medo: reinstale seu Ubuntu e tenha todos seus aplicativos e PPAs de volta

Share

Quem nunca pensou 2, 3, 5, 1000 vezes antes de reinstalar seu Ubuntu só pra não ter que reinstalar novamente todos os seus aplicativos? E quando usamos algum aplicativo que só existe em um PPA específico, como fazer pra lembrar qual é este “maledeto” e instalar novamente?

E se eu te falar que a partir de agora você poderá reinstalar seu Ubuntu/Linux Mint sem “medo de ser feliz”? Sim, suas noites de sono serão poupadas graças ao Aptik.

Ele é um programinha bem simples que tem a importante função de fazer backup e restore dos seus aplicativos instalados, repositórios PPA, pacotes baixados com o APT, temas de ícones e até configurações do sistema. Legal né?

Instalação

Para instalar o Aptik no Ubuntu/Linuz Mint basta abrir seu terminal e executar os comandos abaixo:

sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install aptik

Após isso basta abrí-lo, selecionar um diretorio de destino para o seu backup (ele deixa você fazer backup diretamente no Dropbox!), escolher do que você quer fazer backup e pronto.

E para restaurar tudo, basta instalá-lo novamente no seu novo Ubuntu, apontar o diretório onde estão os seus backup e mandar ver na restauração.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Simples né? Só tome cuidado com uma coisa. Se você for fazer backup pra restaurar em uma nova versão do Ubuntu, ou seja, diferente da anterior, pode ser que algumas coisas não funcionem muito bem, como por exemplo repositórios PPAs (as vezes os mantenedores destes repositórios demoram a atualizá-los) e certas configurações do sistema. Por isso, antes de formatar sua máquina propriamente dita, é bom efetuar um teste no VirtualBox, por exemplo.

Bom, com o Aptik e o TimeShift, a ferramenta que cria um Ponto de Restauração no seu Linux, não precisamos mais esquentar a cabeça quando alguma coisa crítica acontecer em nossos sistemas.

Para saber mais sobre o Aptik visite o site do desenvolvedor aqui.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.