Faça buscas mais complexas nos seus arquivos através do Unity com Recoll-Lens

Share

Sinceramente eu acho a ferramenta de busca do Unity fantástica, principalmente com as novidades que estão sendo inseridas no Ubuntu 12.04. Porém, quando queremos uma busca mais complexa, tipo por data de criação do arquivo, autor, tipo de arquivo e etc, o Unity nos deixa na mão.

Para isso, vamos conhecer hoje o Recoll-Lens, que é uma ferramenta de indexação de conteúdo em vários formatos de arquivo, incluindo OpenOffice, MS Office, PostScript, MP3 e outros arquivos de áudio, JPEG e muito mais. Além de pesquisas regulares, o Recoll também permite que você execute algumas operações avançadas como busca de autor, tamanho, formato de arquivo, bem como operadores como “E” ou “OU”.

Para instá-la no seu Ubuntu, abra um terminal e execute os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:recoll-backports/recoll-1.15-on

sudo apt-get update

sudo apt-get install recoll-lens recoll

Após a instalação, vá na busca do Unity e procure por Recoll. Será aberta uma janela da aplicação onde você poderá escolher o que e como indexar (se você quiser indexar todos os seus arquivos, o que é o ideal, ao abrir a janela, clique em “Start Indexation”). Depois disto, deslogue e logue novamente na sua sessão e você poderá realizar suas buscas diretamente do Dash.
Infelizmente, o Recoll-Lens ainda não funciona no Ubuntu 12.04
Você pode aprender mais sobre como usar Recoll, AQUI .

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.