A evidência das placas de vídeo e a relação com o Linux

Share

 As placas de vídeo tomam uma fatia cada vez maior do mercado, principalmente devido ao lançamento de jogos cada vez mais pesados e exigentes graficamente. Foi-se o tempo em que o mais importante em um jogo era a história. Hoje, sentir-se dentro do game por meio da qualidade da imagem também é fundamental.

Battlefield 4 é um jogo que pode exigir muito da sua placa de vídeo
Battlefield 4 é um jogo que pode exigir muito da sua placa de vídeo

 Mas para os usuários de Linux, aqui vem um problema. Muitas vezes o software da placa de vídeo não é compatível com o sistema. A relação do software livre com as duas principais fabricantes de placas, a nVidia e a AMD sempre foi de altos e baixos. Embora ambas afirmem apoiar a causa Livre, já rolaram diversos boatos sobre elas deixarem de dar suporte para o sistema – como noticiamos aqui. Na prática, muitas vezes encontramos problemas para instalar ou utilizar qualquer placa de vídeo diferente em nossos computadores. Vale a pena pesquisar tutoriais, que podem te ajudar muito.

Então, na hora de comprar uma placa para rodar na sua casa, vale a pena dar uma pesquisada sobre os problemas que outros usuários tiveram com a mesma. Também é importante saber quais jogos você pretende rodar para determinar a qualidade da GPU (graphic processing unit), mas vale ficar atento aos preços, algumas podem custar quase R$ 3 mil. Existem diversos sites brasileiros e confiáveis onde se pode comparar para encontrar a placa de video que você precisa por um preço em conta. Se a intenção for comprar as melhores disponíveis no mercado, pelo lado da nVidia existe a GeForce GTX780 SLI e do lado da AMD, a Radeon R9 290 X.

GeForce GTX780 SLI
GeForce GTX780 SLI

Para saber se uma placa de vídeo realmente é boa, existem vários testes divulgados pelas empresas e reviews feitos por sites especializados. Neles são apontados os benchmarks, como, por exemplo, a quantidade de frames por segundo que a GPU pode processar. Mas é sempre importante prestar atenção que a qualidade da sua imagem depende muito da placa de vídeo, mas não somente dela. Então se a intenção é ter a melhor imagem possível, todo o computador deve ser turbinado.

nVidia criou uma página para comparar o jogo The Elder Scrolls V: Skyrim com e sem placa de vídeo GeForce.

Artigo enviado por Fernando Monteiro