Está se sentindo inseguro usando Smartphone? Conheça o OpenVPN para Android

Share

Redes Wi-Fi são excelentes para os usuários de smartphone, porque elas geralmente oferecem acesso muito mais rápido do que as típicas conexões de internet 3G. No entanto, usando serviços de rede como e-mail ou redes sociais como o Facebook ou o Twitter, normalmente enviar dados privados, tais como credenciais de acesso em texto simples, é correr risco de tê-los roubados, usando ferramentas como Firesheep . Uma conexão VPN permite que esses dados sejam transmitidos de forma segura. Conheça alguns dos provedores de VPN e as soluções que eles oferecem.

O mais utilizado Virtual Private Network protocolo (VPN) é PPTP ( Point-to-Point Tunneling Protocol ), que oferece criptografia opcional. O IPsec (Internet Protocol Security) é um sistema de VPN moderno, que define vários protocolos para trocas de chaves, autenticação, criptografia e transporte de dados. Alguns smartphones tem suporte a L2TP ( Layer 2 Tunneling Protocol ), mas este protocolo em si não oferece nenhuma criptografia e exige uma tecnologia híbrida que combina com IPSec. Dependendo da tecnologia utilizada, a autenticação envolve nomes de usuário e senhas ou certificados.


O código aberto, baseada em SSL OpenVPN é particularmente flexível e permite uso de certificados e chaves para ser configuradas. No entanto, ele só é suportado por alguns dispositivos móveis e fornecedores.

Outra solução é configurar um servidor OpenVPN em casa. Não é nenhum bicho-de-7-cabeças, porém seu servidor (como qualquer outro) deverá permanecer ligado full time (é obvio né, rs).

Fonte: h-online

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.