Entrando de cabeça no Yum – Parte 3

Share

Os comandos e opções do Yum oferecem recursos necessários na administração e gerenciamento. Porém, se você procura “algo mais”  os plugins para o YUM adiciona novos recursos no seu sistema Fedora  e outros.Escritos em Python, os plugins do YUM estão disponíveis como pacotes separados para a sua distribuição, e cada plugin adiciona novos recursos. No entanto, para ativar é necessário entrar no arquivo /etc/yum.conf e adicionar ou editar a linha plugins inserindo o número 1.
No  Fedora e outros, alguns dos plugins mais comuns estão disponíveis no pacote yum-utils. Há diversos plugins disponíveis de acordo com sua necessidade. Abaixo, iremos apresentar alguns dos diversos plugins descrevendo suas funcionalidades:

 FastestMirror

yum install yum-plugin-fastestmirror

Utilização: Lista os servidores mais velozes dos repositórios ativados.

Remove With Leaves

# yum install install yum-plugin-remove-with-leaves

Utilização: Com esse plugin você pode remover dependências que foram instaladas com um pacote mas que, por algum motivo, não foram desinstaladas junto com ele. Ele funciona automaticamente depois de sua instalação, mas você pode utilizar a opção “–remove-leaves” quando for remover um pacote pela primeira vez após instalá-lo para que ele remova as dependências. Semelhante ao “deborphan” no mundo Debian.

Protect-Packages

# yum install yum-plugin-protect-packages

Utilização: Impede que pacotes designados (incluindo o YUM) sejam desinstalados.

VersionLock

yum install yum-plugin-versionlock

Utilização: Algumas vezes se faz necessário “travar” um pacote em uma versão, pois a nova versão encontra-se com bugs ou por outro problema.

Yum-presto

Já vem por padrão no Fedora.Faz o Yum buscar DeltaRPMs em vez de RPMs completos. Os DeltaRPMs são pacotes que incluem somente as mudanças de um pacote, ao usá-los, você pode instalar um pacote mais rápido e gastando um tráfego menor de rede.

Grande parte dos plugins funcionam automaticamente, não necessitando de páginas de manual ou de ajuda. Entretanto, quando um plugin já não atendi sua necessidade e você deseja desinstalar, utilize a opção –disableplugin :

# yum update –disableplugin=yum-plugin-fastestmirror

Para maiores informações sobre os plugins  do YUM consulte a documentação do projeto Fedora:

http://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/17/html/System_Administrators_Guide/sec-Yum_Plugins.html

Fonte, man yum, Revista Linux Magazine