Embutindo legendas em vídeos através do Terminal

Share

Se você gosta de baixar filmes, documentários ou qualquer tipo de vídeo que contenha a legenda em um arquivo com extensão “srt” e quer junta-los, essa dica pode te ajudar.

Retirado de um tutorial aqui mesmo do Seja Livre, resolvi fazer essa vídeo aula para enfatizar que além de ser bem mais rápida a colocação da legenda ao vídeo, de não perder tempo em baixar programas para tal função além de aprender a usar o Terminal.

Na vídeo aula que está logo abaixo apresento o modo “padrão e rápido” para tal feito. Porém com algumas outras configurações você poderá converter o vídeo para divx com o comando “vcodec=mpeg4 -oac copy -o”. Ficando assim:

mencoder filme.avi -sub legenda.srt -subcp latin1 -subpos 100 -subfont-text-scale 3 -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4 -oac copy -o filme_legendado.avi

 

As opções usadas tanto acima e na vídeo aula são:

-subcp latin1 ou utf-8 = é para acentuar corretamente as legendas.

subpos 100 = posicionamento vertical da legenda em porcentagem(%) (0 = topo e 100 = inferior).

-subfont-text-scale 3 = auto-escala da legenda, para definir o tamanho da fonte da legenda.

lavc = biblioteca de codec para melhor qualidade. Codifica o vídeo em múltiplos formatos suportados por FFMPEG, incluindo WMV, Microsoft MPEG-4, DivX, MPEG, etc.

oac e oav = ambos para codecs de áudio e vídeo.

Todas esses codecs acima que utilizamos faz parte da ferramenta MEncoder que é distribuído junto com o programa Mplayer.