E os gamers vão a loucura: Linux recebe suporte ao Direct3D da Microsoft

Share

Se você está entrando no universo linux agora, com certeza não deve saber que até a pouco tempo atrás quase não se falava em grandes games pra Linux. Graças a iniciativa da Valve, em parceria com a Canonical, de trazer o Steam pra Linux muitas portas se abriram, incentivando outras empresas (como a Blizzard que está trazendo o World of Warcraft pra Linux e a SCS que trouxe o Euro Truck Simulator 2), a portarem seus games pra Linux.

A notícia de hoje, apesar de não ser de mais um game sendo portado pro universo do pinguim, é muito bacana e tem tudo haver com games.

Os desenvolvedores do Gallium3D, uma biblioteca open source de aceleração 3D, anunciaram que conseguiram compatibilizar a biblioteca com o Direct3D 11, uma das principais bibliotecas usadas pela maioria dos games pra Windows. Segundo eles o Gallium3D pra Linux funciona perfeitamente nos games onde se é necessário a biblioteca D3D9.dll, além de ter um desempenho incrivelmente melhor que o Wine oferece. Até agora as acelerações 3D no Linux eram suportadas pelas OpenGL, que infelizmente nem sempre funcionavam muito bem.

Fonte