Duas Maneiras de Analisar o uso do Disco (GUI e Terminal)

Share

A dica de hoje vamos aprender duas formas de analisar o uso de discos no Linux. Especificamente na parte gráfica, vamos utilizar um software chamado “Analisador de Uso de Discos”.

Ele já vem instalado na distribuição Ubuntu e Linux Mint e basta procurar o mesmo no Dash do Ubuntu/Mint. Logo após a abertura do programa, você verá o seu disco rígido, caso tiver mais de uma partição ou disco, os mesmos estarão listados.

Essa foi a parte de interface gráfica, agora vamos para a parte do Terminal e utilizaremos o comando “du”. Junto com ele vamos utilizar alguns argumentos como você poderá conferir na videoaula abaixo.

 

 

Como você pode ter visto a dica de hoje pode ser muito bem utilizada quando se tem poucos arquivos mas na leitura total do disco rígido o mesmo está dizendo que está cheio. Você poderá saber qual diretório estará apresentando um volume maior e assim chegar há uma solução.

 

Para quem está migrando/migrou do sistema Windows e já utilizou o programa “WinDirstat”, saiba que o mesmo é uma cópia do programa “KDirstat” para Linux. Para conferir mais detalhes desse bom software acesse a página oficial do desenvolvedor.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.