Diga “Olá” para o openSUSE 13.1

Share

Depois de 8 meses do lançamento da ultima versão “openSUSE 12.3”, é finalmente lançada sua nova versão o openSUSE 13.1, que vem com muitas novidades entre elas um novo kernel, pacotes mais atualizados, e suporte para novas tecnologias.

A versão mais recente oferece um up-to-date para tecnologias baseadas em nuvem, incluindo o mais recente OpenStack Havana. A distribuição vem com os pacotes mais recentes do ambiente KDE e GNOME 3.

“A comunidade openSUSE fez novamente um trabalho incrível”, disse Ralf Flaxa, vice-presidente de engenharia SUSE. “Houve um teste final incrível. Nós, da SUSE estamos orgulhosos de fazer parte da equipe tão inovadora de entusiastas de tecnologia. ”

Com o openSUSE 13.1, os usuários vão começar a sentir melhor o sistema de arquivos Btrfs, aceleração de vídeo com suporte VDPAU em MESA, e muitos novos drivers de placas de vídeo.

Esta versão introduz OpenStack Havana, com cerca de 400 novas funcionalidades, incluindo a pilha LAMP mais recente. Os desenvolvedores da Web irão beneficiar-se com atualização de Ruby on Rails 2.0 4 com melhorias de classes básicas para melhor caching no framework Rails. Agora, os usuários finais podem montar Amazon S3 buckets como sistemas de arquivos locais e usar o Samba 4.1 com melhor suporte a domínios do Windows.

As versões mais recentes receberão correções e atualizações de segurança por mais 18 meses, somando um ciclo de vida de três anos.

[button color=”green” link=”http://software.opensuse.org/131/pt_BR”]Baixe agora mesmo o openSUSE 13.1[/button]

Fontes

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.