#DicasLPI – 104.7 – Encontrar arquivos de sistema e conhecer sua localização

Share

Encontrar arquivos de sistema já é um assunto bem corriqueiro neste quadro. Porém, neste post iremos abordar uma outra forma de localizar arquivos em seu sistema linux apresentando mais uma ferramenta.

FHS

O FHS (do inglês Filesystem Hierarchy Standard, ou Hierarquia Padrão de Sistemas de arquivos) é o padrão que define a localização dos arquivos e diretórios. Entretanto, já abordamos o assunto FHS neste quadro você pode dissecar ainda mais esse assunto acessando os post’s abaixo:

#DicasLPI – 102.1 – Dissecando o Sistema de arquivos

#DicasLPI – 102.1 – Introdução ao Sistema de arquivos – Parte 2

Localizando Arquivos

Aqui no quadro #DicasLPI você já conheceu as funcionalidades do comando find (objetivo 103.3), porém, iremos neste post conhecer o comando locate. Sua utilização é simples, localiza arquivos a partir de um banco de dados. Esse banco de dados deve ser atualizado periodicamente, com o comando updatedb (detalhe – Executado com o superusuário root).

Exemplo:

# locate *.odt

O arquivo de configuração do updatedb é o /etc/updatedb.conf . Nele, constam informações como quais diretórios e sistemas de arquivos serão ignorados na atualização do banco de dados.

Which

Procura por um comando em diretórios e na variável de ambiente PATH.

# which yum

Whereis

Localiza o arquivo binário, o código-fonte e a página do manual para um comando.

# whereis rpm

Sugestões, materiais e complementações referente ao assunto, favor enviar no email ludolf@sejalivre.org

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.