Dicas de segurança para usar a internet em viagens

Share

O fim de ano está chegando e é hora de planejarmos aquela tão aguardada viagem. Seja uma longa viagem de férias ou um “bate-volta” para passar as Festas em família, estes são momentos que saímos da nossa rotina e inevitavelmente descuidamos em utilizar nossos dispositivos na internet de forma segura.

Abaixo nós traremos algumas dicas bem legais para que você continue seguro nas suas viagens, vamos lá?

Conheça os riscos

O seu smartphone, tablet ou outro dispositivo é um computador completo e é suscetível a riscos inerentes às transações online. Ao fazer compras, acessar seu internet banking ou compartilhar informações pessoais online durante uma viagem, tome as mesmas precauções com seu celular ou outro dispositivo que você tem com seu computador pessoal.

Por se tratarem de dispositivos móveis, significa que você também deve tomar precauções para a segurança física do seu aparelho.Não ande com o celular na mão ou em um bolso (ou bolsa) de fácil acesso, principalmente em locais de muito público. Também tome cuidado ao pedir que estranhos tirem fotos pra você.

Não use redes públicas Wi-Fi

Evite usar redes Wi-Fi abertas para realizar negócios pessoais, acessar o banco ou comprar online. As redes Wi-Fi abertas em locais como aeroportos, cafeterias e outros locais públicos apresentam uma oportunidade para os invasores interceptarem informações confidenciais que você forneceria para concluir uma transação on-line.

Se você for verificar o saldo bancário ou fazer uma compra online enquanto estiver viajando, desligue a conexão Wi-Fi do seu dispositivo e use a conexão de Internet de dados celulares do seu dispositivo móvel em vez de fazer a transação em uma rede sem fio Wi-Fi.

Outra dica interessante é não assistir filmes online em sites inseguros durante a viagem, por isso recomendamos que você baixe seus filmes antecipadamente. Use o Freemake Video Converter para converter filmes em um formato compatível com seu tablet ou smartphone. Esta ferramenta de conversão útil permite que você mantenha boa qualidade de vídeo e resolução ideal para diferentes dispositivos, sem distorções de imagem.

Desligue o Bluetooth quando não estiver em uso

Os acessórios com suporte à Bluetooth podem ser úteis, como fones de ouvido e teclados externos para facilitar a digitação. Porém quando esses dispositivos não estiverem em uso, desligue a conexão Bluetooth no seu telefone. Os cibercriminosos têm a capacidade de emparelhar com a conexão Bluetooth aberta do seu telefone quando você não está usando e roubar informações pessoais.

Seja cauteloso ao carregar

Evite conectar seu dispositivo móvel a qualquer computador ou estação de carregamento que você não controle, como uma estação de carregamento em um terminal do aeroporto ou um computador compartilhado em uma biblioteca. Conectar um dispositivo móvel a um computador usando um cabo USB pode permitir que o software que esteja sendo executado nesse computador interaja com o telefone de maneira que um usuário não possa antecipar. Como resultado, um computador malicioso pode ter acesso a seus dados confidenciais ou instalar um novo software.

Não seja vítima de golpes de phishing

Principalmente no período de compras natalinas, receber um e-mail que parece ser de um revendedor legítimo pode ser difícil de resistir. Se o negócio parece muito bom para ser verdade, ou o link no e-mail ou anexo ao texto parece suspeito, não clique nele!

O que fazer se suas contas estiverem comprometidas

Se você notar que uma das suas contas online foi invadida, ligue para o banco, loja ou empresa de cartão de crédito que possui sua conta. Informar a fraude em tempo hábil ajuda a minimizar o impacto e diminui sua responsabilidade pessoal. Você também deve alterar suas senhas de conta para qualquer serviço online associado ao seu dispositivo móvel usando um computador diferente.

Um site muito interessante para quem foi vítima de roubo de identidade é o https://www.idtheft.gov/ (em inglês).

Conclusão

O mais importante é sempre lembrar que, quanto mais você for dependente do seu smartphone, mais problemas você terá se for hackeado ou ter seu aparelho roubado. Curta o fim de ano sem deixar de se preocupar com sua identidade online!

Com informações daqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.