Dicas de otimização do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Share

Se você já baixou e instalou o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, já deve ter reparado que ele está muito mais rápido que as recentes versões anteriores, inclusive mais rápido e estável que o 12.04, que é uma versão LTS.

Se você seguir o nosso post sobre O que fazer após instalar o Ubuntu 13.04, você já terá um sistema atualizado, otimizado e pronto para qualquer atividade. Porém existem cenários em que é necessário uma otimização maior para que o Raring funcione perfeitamente, como por exemplo em hardwares com 1 Gb ou menos de RAM.

Recentemente nós postamos dois artigos sobre otimização do Ubuntu, os quais você pode seguir e implementar perfeitamente no 13.04:

  1. Quatro dicas para otimizar o Unity do seu Ubuntu
  2. Dicas de Otimização do Ubuntu: fazendo seu Ubuntu “voar”

O único detalhe que você terá problema seguindo estes tutoriais acima no 13.04 é na troca da SWAP, que é padrão nos sistemas Linux, pelo zRAM. Na verdade este é o principal passo da otimização desta e de qualquer versão do Ubuntu. Nós testamos o Ubuntu 13.04 em um Netbook com processador Atom N270 1.6 Ghz x2 e 2 Gb Ram (o mesmo que testamos o Ubuntu Gnome 12.10 neste post) e o resultado foi incrível:

Captura de tela de 2013-04-29 12:30:04
Somente o sistema rodando
Com o Google Chrome aberto
Com o Google Chrome aberto

Instalando o zRAM no Ubuntu 13.04

Abra um terminal e execute os seguintes comandos:

sudo apt-get install zram-config

Agora reinicie seu Ubuntu, abra novamente um terminal e execute:

cat /proc/swaps

Caso na saída do comando seja exibido o consumo atual das zRAMs, ocorreu tudo bem. E se você quiser remover, execute o comando abaixo:

sudo apt-get purge zram-config

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.