Dicas de navegação segura na internet

Share

Segurança na Internet hoje faz parte do nosso cotidiano, isso se aplica a todos, mesmo aqueles que não estão cientes disso. Computadores, uma série de dispositivos engenhosos da Internet das Coisas, marketing digital, e-commerce, governos de diferentes países, reguladores e censores, vários sites – todos eles recebem informações sobre você.

Eles criam bancos de dados diversificados para diferentes propósitos, usando suas informações como bem entenderem. Na maioria dos casos, isso é feito para aumentar o seu tempo na Internet, tornando-o interessado em publicidade, conteúdo e outros recursos sobre o tópico que lhe interessa. No pior dos casos, isso ameaça você com o fato de que os invasores podem tirar proveito das informações sobre você e e ameaçar sua segurança pessoal.

Hoje em dia quase todas as pessoas e organizações, têm pelo menos um dispositivo com acesso à internet, para obter informações, compras online, redes sociais ou outra coisa.

Mas nem todo mundo sabe que a maioria dos sites coleta informações sobre você e sua área de interesse. De acordo com as últimas estimativas de analistas, cerca de 644 milhões de sites ativos estão atualmente registrados na internet. Como a vida útil média de um site é de apenas 3 meses e novos aparecem a cada minuto, é muito difícil nomear o número exato de sites.

Agora você entende que a internet, além das vantagens indiscutíveis, tem uma enorme desvantagem – uma possível ameaça à segurança.

Proteja suas conexões contra curiosos e contra instituições que querem controlar você.

Você sabe o que é necessário para navegar na web com segurança?

  • Use sempre VPN.

O que é uma VPN ?  Uma VPN, ou Rede Virtual Privada, é um túnel seguro entre dois ou mais dispositivos. As VPNs são usadas para proteger o tráfego web privado da espionagem, interferência e censura.

A VPN pessoal, oferece um protocolo de segurança que protege os usuários durante toda a conexão, eliminando as lacunas deixadas pelo firewall usando técnicas avançadas de antimalware. Anteriormente, a VPN tinha a intenção de conectar usuários remotos a uma rede corporativa de megagrupos corporações ou agências governamentais, e agora a VPN é um produto comercial disponível para todos os usuários da Internet. A VPN cria uma conexão ponto-a-ponto que é protegida com segurança por criptografia e roteada por meio de servidores remotos. Isso fornece uma conexão segura e anônima (seu endereço IP é substituído pelo endereço IP do servidor VPN remoto), as informações são transmitidas por meio de um túnel seguro que começa no dispositivo e termina no endereço de destino. Isso significa que hackers e / ou malwares não poderão penetrar na sua conexão ou dispositivo.

  • Use o modo de navegação anônima.

Muitos de nós usam diferentes produtos do Google, e alguns acham útil ter mais de uma conta. O Google facilita o login de todos os seus produtos, mas não permite que mais de um usuário faça login no mesmo navegador ao mesmo tempo. Você pode contornar esse pequeno problema abrindo a janela no modo de navegação anônima. Esse pequeno truque abre uma nova janela do navegador que é anônima na internet e que você pode usar para fazer login no Google com uma conta diferente. Para evitar ter que passar pela guia Configurações, use a combinação Control + Shift + N.

  • Use software de gerenciamento de senha

Cansado de todas essas senhas diferentes e quer encontrar uma maneira de gerenciá-las? Experimente o StickyPassword Password Manager e você não precisará se lembrar de todas as suas senhas. Este programa irá lembrar senhas para todas as contas importantes, mantê-las inacessíveis quando não forem necessárias e apresentá-las a você sob demanda. As senhas programadas para serem armazenadas em um computador podem ser redirecionadas para outra de acordo com o seu desejo.

  • Use Adblock

Todo aquele fluxo contínuo e irritante de anúncios intrusivos e desnecessários enquanto navega nos seus sites pode ser bloqueado a  nível da rede, usando plug-ins, como o AdBlocker, que fornecem uma conexão confortável para cada dispositivo na rede local sem anúncios que distraem a atenção.

5 MANEIRAS DE MANTER OS ATACANTES DISTANTES DE VOCÊ

1. Instale antivírus e antispywares no seu computador. Assegure-se de que esses programas estejam sendo executados e atualizados automaticamente.

2. Não use a mesma senha para contas diferentes. Escolha para a senha, números e caracteres especiais. Como medida extra de precaução, complete as questões de segurança com respostas fictícias e fáceis de lembrar, e não fatos que possam revelar suas informações pessoais.

3. Nos e-mails e no site, observe atentamente as URLs, mesmo que contenham os nomes das instituições financeiras com as quais você está lidando. Uma única letra trocada pode redirecionar você para outro site. Esses endereços muitas vezes levam a sites de imitação, que, sob aparência da página oficial, escondem sua real atividade.

4. Não seja imprudente ao usar qualquer conexão Wi-Fi. Os hotspots de Wi-Fi são geralmente inseguros, pois não codificam informações transmitidas pela internet. Além disso, as ferramentas usadas pelos hackers permitem que eles extraiam nomes de usuário, senhas e outras informações que fornecem acesso há contas financeiras.

5. Contrate um serviço de VPN como ExpressVPN. A Internet é  uma das melhores invenções da humanidade e a maior  fonte de informação que existe atualmente. Ela conecta o mundo de uma forma que era impossível imaginar há alguns anos atrás. No entanto, juntamente com todos os benefícios vêm muitos riscos. Os usuários precisam estar cientes desses riscos e saber como se proteger deles, de modo que a navegação na web traga prazer e benefício, não frustração e problemas.


COMO EVITAR CENSURA NA INTERNET

Como todo mundo sabe, os governos podem limitar acesso de alguns sites,  como caso do bloqueio do facebook na China ou na Arábia Saudita, ou como a França a Rússia e os Estados unidos que bloqueiam alguns dos seus sites para usuários que não estejam nos seus países.

Para ter acesso a qualquer site de qualquer país sem qualquer censura, basta contratar um serviço de VPN; existem vários disponíveis no mercado. Com um serviço de VPN você pode mascarar o seu endereço IP. Basta redirecionar sua conexão à internet por meio de um servidor em um país de sua escolha e pode ter acesso a todos os sites daquele país e que são censurados no seu país.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.