Dica de terminal: alterar o rótulo do seu pendrive via Bash

Share

Muita gente pode ver este post e pensar: pra que eu vou querer saber como troco o rótulo do meu pendrive ou HD externo via terminal se posso fazer isso no gerenciador de discos da minha distribuição? – e ai eu pergunto: por que você está usando Linux se não se interessa em saber como as coisas funcionam “de baixo das janelas”? ;-)

A dica de hoje é bem simples. Pra começar vamos espetar nosso pendrive ou HD externo no PC e verificar “quem é ele no sistema” com o comando fdisk -l. Provavelmente ele será o /dev/sdb1 ou algo do tipo. Após isso vamos usar nosso editor de textos preferido e abrir o arquivo /etc/mtools.conf (como roto, é claro) e adicionar a seguinte linha no fim do arquivo:

drive p: file="/dev/sdb1"

Tomando cuidado de especificar exatamente o caminho do seu dispositivo (/dev/sdb1). Note que a letra “p” pode ser qualquer outra, porém o seu sistema já usa as letras “a” e “b” para especificar os drivers de disquete (floppy), mesmo que você não tenha mais esta tecnologia na sua máquina.

drive a: file="/dev/floppy"

Se quiser comentar esta(s) linha(s) também, fique à vontade (a não ser que você ainda use disquetes.. rsrs).

Uma vez configurado o arquivo, vamos fazer que as alterações tenham efeito com os comandos abaixo (não execute como root):

$ cd ~
$ echo "mtools_skip_check=1" >> .mtoolsrc

Agora sim podemos trocar o rótulo do nosso dispositivo:

$ mlabel p:nome-do-pendrive

Onde “p” é a unidade configurada previamente no arquivo /etc/mtools.conf. Note que o nome atribuído não pode ter mais que 11 caracteres.

Se quisermos ver as mudanças que fizemos, basta executar:

$ mlabel -s p:

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.