Desbravando o diretório /proc – parte 1

Share

O diretório /proc oferece diversas informações pouca explorada no gerenciamento de um sistema linux. No entanto, quando desejamos informações sobre todos os aspectos do sistema, incluindo hardware, processos em execução e o que está acontecendo no kernel, o /proc é uma fonte concentrada de informações rápidas e atuais.

Fato interessante do diretório /proc, o mesmo não possui uma existência permanente em um disco rígido da forma como um arquivo de dados de um pacote de ferramentas para escritório ou um binário de aplicativo. Em vez disso, ele é criado conforme a necessidade. Se detalharmos o conteúdo do /proc com os comandos de gerenciamento de arquivos habituais, veremos que tudo possui timestamp. Grande parte do diretório /proc consiste de informações sobre processos específicos. O restante são informações gerais sobre sistema operacional e hardware e que a maioria dos arquivos possui o tamanho de 0 bytes.

Exemplos de utilização 

Visualizar versão do kernel 

# less /proc/version

Visualizar status do módulo do kernel

# less /proc/modules

Informações sobre o processador 

# less /proc/cpuinfo

Informações sobre endereços de memória 

# less /proc/ioports

Informações sobre as requisições de interrupção (IRQ)

# less /proc/interrupts

Com isso demos o nosso pontapé inicial nesta saga. Próximo post iremos cada vez mais dissecar o diretório /proc. Até a próxima !!!

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.