Desbravando o comando wipe – parte 2

Share

Dando continuidade a esta saga, hoje iremos abordar outras implementações do comando wipe. No primeiro capítulo de nossa (confira aqui) conseguimos visualizar uma “pequena amostra” do mesmo, então vamos continuar a dissecar este comando interessante. 

Links Simbólicos

Por padrão, o comando wipe não excluirá os destinos de links simbólicos (Suponhamos o que poderia acontecer se um usuário sem o devido conhecimento apagasse um diretório contendo diversos links simbólicos de arquivos críticos do sistema.) Entretanto, haverá situações que se faz necessário apagar destinos de links simbólicos, para estas situações utilizamos a opção -D:

# wipe -D arquivo2013/*

Partições

Para limpar uma partição inteira, use a opção -k juntamente com -D:

# wipe -kD /dev/sda1

A situações da qual você necessita apagar apenas a metade de um drive USB. Neste caso, podemos utilizar a opção de comprimento do wipe (-l) , que pode ser usada para dizer ao programa para apagar apenas uma parte de um arquivo. Por exemplo, apenas quero apagar 1G de um disco USB de 4 GB ( no nosso exemplo, /media/pen), executo:

# wipe -l 2^30 /media/pen

Alerta !

Ao fazer utilização do comando wipe uma boa dica é sempre que tiver dúvida é interessante ler o man page antes da execução de qualquer ação utilizando o mesmo. (Ex.: man wipe).

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.