Desbravando o comando iftop

Share

O comando iftop tem como principal característica a visualização do consumo da banda de rede. Podemos, ainda visualizar as conexões de rede entre dois endereços IP’s e quantos pacotes de dados atravessam o link.  Então…vamos ao que interessa !!!

Instalação

Debian e derivados

# apt-get install iftop

No Fedora e derivados

 # yum install iftop

O iftop aceita diversos parâmetros na inicialização. Muitos deles coincidem com os atalhos de teclado de diversos outros comandos. A flag -i (de interface), podemos especificar qual interface desejamos que o iftop monitore. Com a flag -p executamos o iftop no modo promíscuo, o que significa que ele também monitora o tráfego que não passa diretamente através da interface especificada.

Utilizando a flag -f podemos filtrar pacotes específicos por rede, host ou porta. Por exemplo, para exibir apenas os pacotes SSH que executam sobre a interface wireless dev/wlan0/, conforme exemplo abaixo:

# iftop ‐i wlan0 ‐f “dst port 22”

Podemos analisar um tráfego específico de uma rede:

# iftop –F 192.168.0.0/24

Desta forma, podemos rapidamente determinar quanta largura de banda cada programa e serviço exige e, possivelmente,também a sobrecarga. A filtragem de pacotes é apenas uma das muitas opções que ajudam na administração de um sistema linux.

 

 

Fonte: man iftop

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.