Desbravando o comando grep

Share

O comando grep é bastante utilizado para realizar buscas em textos. Hoje iremos iniciar uma saga demonstrando as diversas funcionalidades do comando grep e como podemos inseri-lo no nosso cotidiano de utilização de sistema linux. Então…vamos ao que interessa !!!

Pesquisar e encontrar arquivos

Digamos que você acabou de instalar uma nova versão do Ubuntu na sua máquina e que você necessita das bibliotecas Python para montar um script. Você foi vasculhando a web à procura de tutoriais, você vê que existem duas versões diferentes do Python em uso, e você não sabe qual foi instalado no seu sistema, se foi da instalação do Ubuntu, ou se instalando os módulos complementares de um hardware. Para sanar essa dúvida basta executar o seguinte comando:

# dpkg -l | grep -i python

Pesquisar e filtrar arquivos

O comando grep também pode ser usado para pesquisar e filtrar dentro de arquivos individuais ou múltiplos arquivos, conforme exemplo abaixo:

# grep –v “#” /etc/apache2/sites-available/default-ssl

O exemplo acima não irá mostar as linhas contendo “#” .

Pesquisar arquivos .mp3

O comando grep pode ser utilizado todos os arquivos que possuem a extensão .mp3.

Cenário:

Marcos possui uma coleção de mp3 e outros formatos e seu colega pediu as músicas do álbum “London Calling” do The Clash. Porém ele não quer os mp3 de versões “remix” do álbum. Utilizando o comando find juntamente com o grep e pipes iremos obter somente os mp3 desejados, conforme exemplo abaixo:

# find . – name “*.mp3” | grep –i the_clash | grep –vi “remix” 

 

Com isso, iniciamos uma nova saga agora dissecando o comando “grep”. Acompanhe o Seja Livre e não perca os próximos post’s desta saga. Até Breve !!!

 

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.