Curso de Javascript (parte 5)

Share

Como vimos no último post, é possível utilizar o console Javascript do navegador para fazer testes. No post de hoje vamos utilizar isso para aprender um pouco mais da sintaxe da linguagem.

Para começar, abra o console Javascript (em qualquer página que estiver, pode ser nessa mesmo).

No Chrome (Ctrl+Shift+J), o console deve parecer com isso na parte inferior da página:

No Firefox (Ctrl+Shift+K), deve ser exibido como o seguinte no topo da página:

Ou o Firebug, também exibido na parte inferior da página:

Escolha o que mais lhe agradar. Então, vamos começar. Provavelmente você precise limpar o console (dependendo da página aberta). Para isso, no Chrome digite clear() seguido de [enter]. No Firefox e no Firebug, digite console.clear() e [enter].

// linhas que começam com duas barras são comentários e não serão executadas
// o ponto e vírgula ; no final da linha é opcional, mas aqui vou utilizar para
// indicar que você deve teclar [enter]

// declarando uma variável (que pode conter qualquer tipo de dados)
var nome_da_variavel;

// declarando e inicializando ao mesmo tempo
var string = 'isso é uma string';

// para exibir o conteúdo de uma variável, digite o nome e tecle [enter]:
string;
// exibe: "isso é uma string"

// concatenando (juntando) strings
var string1 = "início ";
var string2 = "- fim";
var final = string1 + string2;
// a variável final é igual a "início - fim"

Objetos

A linguagem Javascript permite criar objetos, que podem conter propriedades e funções ou métodos (lembra orientação a objetos, não? ;-)). Os objetos podem ser criados de duas formas: com construtor ou declarando-o como um objeto (vazio ou não).

// com construtor:
var objeto = new Object();

// criando um objeto indiretamente:
var objeto = {};

// é possível criar um objeto com propriedades iniciais, mas no console
// isso é meio complicado pois temos apenas uma linha para digitar
// dica: digite tudo igual mas use espaço ao invés de enter
var objeto = {
    propriedade: 'valor',
    outra_propriedade: 123
};

// acessando uma propriedade
objeto.propriedade = "novo valor";

Como podemos ver, dentro de um objeto as propriedades podem ser de qualquer tipo válido, incluindo outros objetos (e esses podem conter outros, e outros..), arrays, funções (veremos funções no próximo post), enfim, qualquer coisa válida em Javascript.

Arrays

Semelhante aos objetos, os arrays também podem ser criados de duas formas:

// com construtor:
var array = new Array();

// criando um array vazio:
var array = [];

// declarar um array com valores iniciais:
var array = [12, "t", 'Seja Livre', new Object(), {posicao: 4}];

// acessando um valor do array:
var posicao3 = array[3];

O que vimos hoje já é o básico necessário para um programador Javascript iniciante, no próximo post vamos ver outro ponto importante da linguagem: declaração e uso de funções.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.