Cuidado, seu Android pode pertencer a uma rede zumbi

Share

A Kaspersky, uma das grandes empresas de segurança digital atualmente, realizou um estudo sobre a influência dos malwares em sistemas Android ao longo dos anos. Segundo o estudo, 2011 foi o “boom” de infecções em diversos níveis, porém uma nova era de malwares chegou ao mercado no início deste ano (2012).

Foi descoberto um botnet (mais conhecido como “rede zumbi”) criado com uma nova tecnologia: o bot “sem arquivo “. Este código malicioso está em uma estranha categoria de programas mal-intencionados que só existem na memória RAM do dispositivo, que após infectados, começam a enviar pedidos de rede depois de visitar alguns sites populares na Internet, aparecendo como resultado destes acessos, alguns arquivos criptografados no discos.

É muito difícil identificar este tipo de bot, pois nestes casos, não existe nenhum aquivo executável classificado como malicioso nestes dispositivos. Pelo que já pode ser detectado, estes malwares utilizam-se de processos Java para executar as ações criminosas. Embora já existam patches eficazes contra estas ameaças, alguns usuários tendem a não atualizar seus dispositivos regularmente, o que é uma enorme brecha de segurança.

Além de manter seu Sistema Operacional e os aplicativos atualizados, é altamente recomendável possuir um BOM antivírus rodando no seu Android. Para te auxiliar nesta escolha, sugiro que leia este artigo do Pplware sobre os 3 melhores antivírus para Android e instale algum deles em seu dispositivo.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.