Crie vários Pendrives bootáveis ao mesmo tempo com Gnome MultiWriter

Share

Criar pendrives bootáveis não é uma tarefa tão simples assim. Se você é um “hard-user” com certeza usaria o comando dd, se você prefere aplicativos gráficos poderia usar o Unetbootin ou o próprio “Criador de discos USB” do Ubuntu (caso a ISO fosse do Ubuntu). Porém em nenhuma destas opções você conseguiria automatizar o processo e criar mais de um pendrive bootável ao mesmo tempo. Sem contar que nem sempre o Unetbootin funciona como deveria né…

O blog OMG!Ubuntu postou uma matéria sobre um incrível App desenvolvido pela equipe do Gnome que consegue criar ao mesmo tempo até 20 pendrives bootáveis, o Gnome MultiWriter.

gnome-multi-writer

Apesar de ser incrível ele ainda está em fase beta e dentro em breve poderá ser usado em larga escala (apesar de que nos testes que fizemos ele se cumpriu bem o seu papel).

Instalação

O Gnome MultiWriter está disponível através do GitHub neste link. E se você usa Ubuntu, abra um terminal e execute os comandos abaixo:

sudo apt-get install gnome-common yelp-tools libcanberra-gtk3-dev libudisks2-dev gobject-introspection

Após o download do arquivo no GitHub, abra seu terminal e execute:

cd Downloads/

sudo unzip gnome-multi-writer-master

cd gnome-multi-writer-master/

sudo ./autogen.sh

sudo make

sudo make install

Observação

No nosso caso aqui foi necessário instalar algumas bibliotecas que não existem nos repositórios do sistema (amd64), que são:

libudev-dev = apt-get install libudev-dev

libusb-1.0.19 = link de download

libgusb-0.2.3 = link de download

Após instalado execute no terminal o seguinte comando para abrir o Gnome MultiWriter

$ gnome-multi-writer

E não se esqueça de espetar um pendrive para que as opções da aplicação apareçam.

 

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.