Criando versões customizadas do Ubuntu com o Ubuntu Customization Kit

Share

Existem várias maneiras de criar uma ISO customizada do Ubuntu (assim como também outras distros), como por exemplo o Ubuntu Builder, porém nenhuma aplicação é mais utilizada que o Ubuntu Customization Kit (UCK). Ele é um software open source, muito útil e interativo, para criação de versões customizadas do Ubuntu.

Você pode instalar o UCK usando a Central de Programas do Ubuntu, ou através do terminal, com o seguinte comando:

sudo apt-get install uck

Para começar a customização, você precisa de uma imagem ISO do Ubuntu para personalizar (você pode baixar a imagem do Ubuntu a partir AQUI)

Criando o Live CD

  • Abra o UCK a partir do Dash do Unity. Será mostrada uma tela de boas vindas da aplicação, onde será apresentado os requerimentos mínimos de sistema (5Gb de espaço livre e
    acesso a internet) para se criar a ISO customizada.
  • A próxima tela irá lhe pedir para instalar os pacotes de idiomas: estará vazio no início, mas ao clicar em OK, você poderá selecionar o idioma desejado. Escolha o idioma padrão da inicialização do CD que você vai criar.
  • Selecione a ISO do Ubuntu que você baixou, e escolha o nome do seu LiveCD.
  • Escolha a opção de “personalizar manualmente”, para inserir ou retirar pacotes e aplicativos na sua ISO.
  • Depois de selecionar se você deseja excluir os arquivos relacionados ao Windows Live a partir do CD (como o aplicativo que é executado automaticamente quando você inserir um CD do Ubuntu em um sistema Windows), você pode clicar em OK  para iniciar o processo de criação. Você deverá fornecer a sua senha em uma janela de terminal.
  • Você pode personalizar ainda mais sua versão com um gerenciador de pacotes ou no terminal (LEMBRE-SE : Essas opções só aparecem se você escolher a personalização manual).
  • Depois de terminar, digite exit no terminal que foi aberto. O Ubuntu Customization Kit irá criar e construir o seu LiveCD o mais breve possível.
  • Uma vez terminado, você será alertado que a ISO foi salva, e poderá selecionar o arquivo ISO para “queimar em um CD”.

Viu? É simples! Qualquer dúvida ou sugestão, por favor utilize o campo de comentários abaixo.