Criando um novo perfil de usuário no Mozilla Firefox

Share

Sabia que as suas configurações no Firefox, como sua página inicial, senhas guardadas e favoritos são todas guardadas numa pasta especial? É verdade. A pasta do seu perfil fica separada do Firefox para que sua informação não seja perdida caso algo dê errado com o Firefox. Isso também significa que você pode desinstalar o Firefox sem perder suas configurações, e que você não precisa desinstalar o Firefox para apagar suas informações e tentar encontrar a origem de seu problema.

Essa dica que iremos apresentar serve para criar um novo perfil de usuário no Firefox. Então vamos lá:

Abra o Gerenciador de arquivos, vá em “Exibir”, e mande exibir “Arquivos e pastas ocultos”. Agora vamos a pasta .mozilla, que é uma pasta oculta, e nela vamos abrir a pasta firefox.

Na pasta firefox vamos abrir o arquivo profiles.ini (use seu editor de textos favorito), e lá vamos encontrarmos algo parecido com isso:

[General]

StartWithLastProfile=1

[Profile0]

Name=default

IsRelative=1

Path=xy829bhb.default

Não vamos apagar o que está escrito, porém vamos copiar a estrutura e fazer uma pequena modificação em [Profile0]. Nós vamos colocarmos no lugar do 0 o 1, e em Name vamos mudar o nome e em IsRelative. Vejam o exemplo de como vamos colocar o novo perfil:

[Profile1]

Name=Rique

IsRelative=1

Path=lqu55ff8.rique

Feito isso, vamos salvar e fechar o arquivo, e em seguida, vamos criar na pasta firefox uma pasta chamada lqu55ff8.rique.

mkdir lqu55ff8.rique

Feito isso, é só abrir o seu seu Firefox que já vai aparecer ali a lista de perfis. Ah! E não esqueça de desmarcar o Don’t ask at startup ou algo parecido com isso.

Lembrando que essa  dica  também  serve  para  o  Iceweasel.

Matéria enviada por Carlos Henrique Xavier