Convertendo arquivos .mkv em .mp4 com Avidemux

Share

Se você curte baixar filmes e séries na internet já deve ter se deparado com arquivos .mkv ou Matroska Vídeos, que nada mais é que um container de dados de vídeo com vários codecs, que é extremamente utilizado para sincronização dos dados de video com os de audio, com os títulos, legendas, capítulos e etc. (fonte: wikipédia).

Esta extensão de arquivos também é conhecida pela altíssima qualidade de vídeo (geralmente são arquivos de 720p ou 1080p de resolução de vídeo), o que está diretamente ligado a capacidade do seu hardware de processar estes arquivos, ou seja, se você tem um Netbook com processador Atom….. esquece.

Mas e ai?

Bom, se você não consegue encontrar o vídeo que quer assistir em outra extensão, é só utilizar o Avidemux para converter o arquivo .mkv em .mp4, ou qualquer outro. Porém antes, vamos instalá-lo:

Ubuntu, Linux Mint ou Debian

sudo apt-get install avidemux*

Fedora

yum install avidemux*

Para outras distribuições, acesse a página de downloads neste link.

Convertendo os arquivos

Agora você vai abrir o Avidemux, clique em “Abrir” e escolha seu vídeo .mkv. Deixe as opções de conversão como mostrado abaixo:

  • em  Video  deixe marcado  Copy;
  • em  Audio  marque  AAC  (FAAC);
  • em Format  selecione  MP4.

Agora clique em salvar, renomeie seu arquivo (ou dê o mesmo nome..), tomando o cuidado de especificar a extensão que você está usando, por exemplo video.mp4, e clique em “Ok”.

Pronto, seu vídeo foi convertido e você pode se divertir à vontade!

Nota

  1. Existem outras formas de se converter vídeos, tanto com aplicações quanto com comandos no terminal. Esta é apenas mais uma forma para fazer esta tarefa…. isso é Linux!
  2. Como comentamos acima, o container .mkv é o mais indicado para vídeos de alta resolução, logo as conversões podem resultar em arquivos com uma qualidade bem inferior.