Conheça a Tux 4 You

Share
 Artigo enviado por Juliano Ramos, criador da Tux 4 You:

De acordo com a enciclopédia Livre, Wikipédia: “Rede social é uma composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.” Observe o trecho: “Que partilha de valores e objetivos comuns.” Assim é a rede Tux 4 You, uma rede Assumidamente de usuários Linux (Linuxers) que partilha estes valores e objetivos.

Compartilho aqui algumas perguntas que recebi de usuários sobre a rede Tux 4 You:

O que você acha das outras redes com foco no software livre, exemplo: Linux Sociall?

Eu tenho cadastro na Linux Sociall (http://www.linuxsociall.com/) curto a rede. Ela é baseada em Buddypress e eu participo do fórum Buddypress ajudando novos desenvolvedores na criação de plugins. Tenho uma rede social que foi a primeira que criei usando esta tecnologia (http://lcenter.com.br/linux/) Acabei descontinuando o projeto, ele está lá, mas não tem novidades :-

O problema do Buddypress na minha visão é que não tem uma interface polida e tem a página de atividade global. Eu não curto isto. Gosto do padrão de navegabilidade do Facebook e uso isto na Tux 4 you: “Você só recebe atualizações das pessoas que você adicionou ao seu circulo de amigos.” Na minha visão a página global (Atividade) que mostra o que todos postam, pode até parecer algo mais aberto, mas não funciona muito bem. Já que as páginas a começam a ficar carregadas de todo tipo de informação (útil e não). Eu Curto programação e servidores Linux, não tenho muito interesse em ver atualizações de Jogos para Linux ou Designer. Por isto, procuro amigos que possuam este mesmo perfil e assim consigo lapidar minha time-line. Não que eu não adicionarei alguém que não tenha este perfil, mas terei o direito de escolher. Assim funciona a rede Tux for you. Você só recebe atualizações de quem você escolher adicionar. A página de atividade global foi excluida.

Por que a rede se parece com o Facebook? Bons artistas copiam, Grandes artistas roubam. Para quem conhece um pouco de informática, esta frase expressa bem o por quê fiz a opção de uma interface identica similar ao do Facebook (phpfox ou invés do Buddypress). Ela funciona, isto os números não deixam mentir. Então, por quê não ficar no FB? Pôr que desejava algo exclusivo ao nosso público. O público de usuários apaixonados pôr software livre e amantes do sistema operacional Gnu/Linux além de ser algo de Brasileiro para Brasileiros. Existe uma vasta demanda de usuários que não usam o FB e outros que não gostam da postura da corporação com seus usuários. Eu sou deste segundo grupo. Você possui um perfil no FB? Utilizo a plataforma do Facebook como uma ferramenta de marketing para divulgar a rede Tux 4 You – Já faz um tempo que venho buscando alternativas e tenho certeza que este projeto será minha libertação. Estou convencendo meus amigos para migrarem para a Tux 4 You e também convidando novos amigos pelas comunidades de software livre e linux do FB.

Não sou uma alternativa ao facebook. Ele está consolidado e fuciona; mas ele abrange todo o tipo de pessoa e não tem um “objetivo comum” como a rede Tux 4 You. Nossa rede social será de Hackers, iniciantes, programadores, webdesigners, técnicos em hardware e o público usuário de software livre. Vai rolar videos de auto-ajuda, bichinhos fofinhos, frases biblicas, videos engraçados e todas estas coisas que os usuarios postam no FB, mas sempre o foco será: “Elevar o usuário em conhecimento das ferramentas da tecnologia da informação e o compartilhamento destas informações, software livre e em especial o sistema operacional Linux”.

Acesse aqui a Tux 4 You: rede.tux4.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.